Vencedor do Prémio Professor José Luís Encarnação anunciado!

João Barreira, aluno de doutoramento em Informática na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e investigador do Centro de Sistemas de Informação e de Computação Gráfica (CSIG) do INESC TEC, arrecadou o prémio de melhor artigo publicado por estudantes a realizarem investigação na área, atribuído pelo Grupo Português de Computação Gráfica.

O prémio denominado “Professor José Luís Encarnação”, da edição de 2017, foi atribuído a João Barreira, coautor do artigo “A Context-Aware Method for Authentically Simulating Outdoors Shadows for Mobile Augmented Reality”. O trabalho realizado estuda a coerência visual entre objetos reais e objetos virtuais em contexto de Realidade Aumentada utilizando dispositivos móveis. O trabalho está associado ao Laboratório do INESC TEC denominado “MASSIVE – Ambientes Virtuais Multisensoriais, Multimodais, Imersivos e Credíveis” que tem como principal objetivo investigar em detalhe como é que é possível obter um ambiente virtual credível no qual os cinco sentidos do utilizador são estimulados de forma a alcançar uma elevada imersividade.

São também autores do artigo Maximino Bessa e Luís Barbosa, investigadores do mesmo centro do INESC TEC, e Luís Magalhães da Universidade do Minho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *