Alessandro Artusi

KIOS Center of Excellence for Research and Innovation, University of Cyprus UCY

As principais linhas de investigação do Doutor Artusi são nas áreas de Processamento Digital de Imagem, Computação Gráfica e Ciência das Cores. Ele tem um vasto conjunto de contribuições nas áreas da tecnologia High Dynamic Range (HDR), na descodificação de imagem / vídeo e na sua estandardização, no retargeting de conteúdos de imagem, em soluções algorítmicas de poupança de energia e na avaliação subjetiva e objetiva de imagem / vídeo. Recentemente, iniciou atividades de investigação em técnicas de deep-learning para serem aplicadas no processamento típico de imagens e em problemas de visão por computador.

Ele possui um doutoramento em Computação Gráfica, conferido pela Universidade de Tecnologia de Viena, e um mestrado em Informática, conferido pela Universidade de Milão (Itália).

Ele é membro do IST / 037 – codificação de informações de imagem, áudio, multimédia e hipermédia, do British Standard Institute (BSI), e atua como representante do Reino Unido na comissão do ISO / IEC / SC29 / WG1 / JPEG e no ISO / IEC / SC29 / WG11 / MPEG standardization committee.

Ele é um dos editores da norma ISO / IEC / 18477-JPEG-XT, e foi co-presidente do JPEG-XT AhG, e presidente do AhG na verificação do JPEG-XT Part7. Por estas atividades, ele foi reconhecido com o prestigiado prémio BSI Emerging Standards Maker.

Recentemente, recebeu o título de Professor Associado pela Agência para a Qualificação do Sistema Universitário da Catalunha (Espanha) (AQU) e através do Programa Certificado I3 (Sistema Espanhol).

Ele é membro da Comissão de Programa e revisor em prestigiadas conferências e revistas internacionais, e é o editor associado de três revistas internacionais de revisão pelos pares.

As suas atividades de investigação atraíram mais de 1 milhão de euros, em concursos de projetos nacionais e internacionais, totalizando um orçamento total superior a 6,5 milhões de euros.

Ele é o co-autor do livro de referência em tecnologia HDR “High Dynamic Range Technology ‘Advanced High Dynamic Range Technology: Theory and Practice” e autor do livro “Image Content Retargeting: Maintaining Tone, Color and Spatial Consistency”, publicado pela CRC Press.

Para mais informações, consulte of links:
LinkedIn: https://es.linkedin.com/in/artusialessandro
Researchgate: https://www.researchgate.net/profile/Alessandro_Artusi
Academia: https://girona.academia.edu/AlessandroArtusi
The CRC and Amazon profile pages: https://www.crcpress.com/authors/i14956-alessandro-artusi ,  https://www.amazon.com/Alessandro-Artusi/e/B01LSZ7MYC

Keynote Speech:  JPEG XT: A New JPEG Compression Standard for HDR and WCG Images (PDF)
High bit Depth data acquisition and manipulation have been largely studied at the academic level in the last 15 years and are rapidly attracting interest at the industrial level. An example of the high interest for High
Dynamic Range (HDR) imaging is the use of 32-bit floating point data for video and image acquisition and
manipulation that allows a variety of visual effects that closely mimic the real world visual experience of the
end-user. At industrial level, we are witnessing increasing traction towards supporting HDR and Wide Color
Gamut (WCG). WCG leverages HDR for each color channel to display a wider range of colors. Consumer
cameras are currently available with 14 or 16 bit A/D converter. Rendering devices are also appearing with
the capability to display HDR images and video with a peak brightness of up to 4,000 nits and to support wide color gamut (ITU-R Rec. BT.2020) rather than the historical ITU-R Rec. BT.709. This trend calls for a
widely accepted standard for higher bit depth support that can be seamlessly integrated into existing products and applications.

While standard formats such as JPEG 2000 and JPEG XR offer support for high bit depth image
representations, their adoption requires a non-negligible investment that may not always be affordable in
existing imaging ecosystems, and induces a difficult transition, as they are not backward compatible with the popular JPEG image format. Instead, most digital camera and mobile phone manufacturers either store images in proprietary RAW formats or, more commonly, offer an HDR mode, which produces a traditional low dynamic range (LDR) image with improved details. In other words, visual information contained in the original high bit depth digital negative is irremediably lost, which is not optimal for editing, creative enhancements, or even viewing on HDR capable display devices.
The JPEG XT standard aims to overcome all these drawbacks and to lower the entry barriers to the market.
While offering new features, JPEG XT remains backwards compatible with the legacy JPEG standard. As a
result, legacy applications can reconstruct an 8-bit/sample LDR image from any JPEG XT codestream. This
LDR version of the image and the original HDR image are related by a tone-mapping process that is not
constrained by the standard and can be freely defined by the encoder.

In this keynote speech the design philosophy behind JPEG XT will be presented. It is a common framework for lossy and lossless representation of WCG and HDR images, which can be seen as a set of various processing tools that can be combined freely. This will be followed by an extensive subjective and objective evaluation of its compression capabilities.

Nuno Correia

UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA

Nuno Correia é professor na Universidade Nova de Lisboa e é o coordenador do grupo NOVA LINCS, Portugal, nas áreas de Sistemas Multimodais e Interação. Ele participou na criação do programa nacional de Doutoramento em Media Digitais e atualmente coordena o programa de Doutoramento em Ciência da Computação. Nuno Correia participou em vários projetos nacionais e europeus. Atualmente participa no Projeto Cognitus H2020. Foi investigador da Interval Research Corporation, Palo Alto, Califórnia e antes disso, investigador do INESC, Lisboa, Portugal. Nuno Correia supervisionou 9 teses de doutoramento e cerca de 40 dissertações de mestrado. Atualmente supervisiona várias teses de doutoramento e dissertações de mestrado. Ele é autor ou co-autor de mais de 90 publicações em revistas, conferências e livros. Ele participou na organização e foi presidente ou co-presidente de várias conferências internacionais.

Interação, multimédia e computação gráfica: uma visão integrada de aplicações culturais e criativas

Esta palestra apresenta uma panorâmica de sistemas multimédia e multimodais interativos que combinam as áreas de interação, computação gráfica e multimédia. A maioria dos sistemas resulta da combinação dessas áreas numa solução de inovação digital, onde as fronteiras entre as áreas estão pouco definidas – a aquisição da imagem é muitas vezes combinada com a modelação 3D avançada em ambientes, por exemplo realidade aumentada, onde as técnicas de interação desempenham um papel importante. Os sistemas resultam de projetos colaborativos em diversas áreas, incluindo património cultural, história urbana, arte contemporânea e dança. Conforme mencionado, embora os campos de aplicação e os contextos de uso sejam diversos, utilizam-se tecnologias digitais comuns. Além da convergência de áreas mencionada acima, os sistemas e aplicações incluem novos sensores, interfaces tangíveis e aumentadas e dependem do processamento de informação. O trabalho é realizado por especialistas em informática em colaboração com especialistas e utilizadores do domínio que ajudam a definir requisitos, participam no
design da experiência do utilizador e fornecem um ambiente de avaliação para algoritmos, ferramentas e interfaces.